Trio de arbitragem preparado para decisão da Taça Rio
18/04/2010 04:50
Não são apenas jogadores e comissões técnicas que ficam concentrados antes dos jogos decisivos. A arbitragem carioca segue o mesmo ritual. Mas, ao contrário dos personagens de Botafogo e Flamengo, que se enfrentam na decisão da Taça Rio, os profissionais do apito se preparam para ser coadjuvantes em vez de atores principais.
Com exclusividade, a equipe de reportagem do LANCENET! teve acesso ao período de preparação dos árbitros da final, acompanhando o trio formado pelo árbitro Gutemberg de Paula Fonseca e pelos assistentes Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço dos Santos.
– A concentração é o ponto de equilíbrio para os árbitros nas partidas. A diferença para concentração dos jogadores é que trabalhamos para não sermos nem lembrados após o jogo. Esse trabalho terá até repercussão mundial – elogiou o árbitro Gutemberg de Paula.
Veja como é a preparação dos árbitros da decisão da Taça Rio
O processo de concentrar os árbitros começou em 2008. De lá pra cá, o mesmo tem sido feito na véspera de clássicos e decisões.
– Começamos com a ideia de concentrar os árbitros por entender que isso traria aspectos positivos para o nosso trabalho. Eles fazem refeições balanceadas, assistem aos vídeos com erros e acertos da arbitragem, fazem treinos físicos e de simulações de jogadas – explicou Jorge Rabello, presidente da Comissão de Arbitragem de Futebol do Estado do Rio (Coaf-RJ).
O trio que apita a decisão deste domingo já trabalhou junto em oito jogos do Estadual. Entrosamento que, segundo eles, pode ajudar.
– Trabalhamos juntos em 80% dos jogos neste Campeonato Carioca. A concentração serve também para aumentar esse entrosamento – finalizou Gutemberg.
Fonte>Lancenet
———
Voltar