.

Seg - O reencontro de Flamengo e Botafogo na decisão do Estadual

12/04/2010 12:08

RIO - Como numa música de Cazuza, o futuro repetirá o passado no Campeonato Estadual. Pela quarta vez consecutiva, Flamengo e Botafogo vão se encontrar numa decisão de Campeonato Carioca . Buscando o tetra, o Rubro-negro precisará vencer no próximo domingo para ter o direito de fazer mais dois jogos contra o Alvinegro no Maracanã. Para o campeão da Taça Guanabara, o campeonato pode terminar em 90 minutos. Basta esquecer os três anos seguidos em que amargou o vice-campeonato e repetir o que fez nas semifinais do primeiro turno, quando bateu o Fla por 2 a 1.

Se para o Fla, o título significa o tetra, para o Botafogo, a decisão é a chance da revanche e a oportunidade de conquistar um título que não vem desde 2006, quando o Alvinegro derrotou o Madureira na final.

Na quinta final consecutiva do Estadual, o Botafogo não quer saber mais de ser vice-campeão nem de decisões por pênaltis. Foi assim que o Alvinegro perdeu os títulos de 2007 e 2009.

Em 2007, o Botafogo então dirigido por Cuca era o campeão da Taça Rio e enfrentaria o Flamengo de Ney Franco. Após dois empates por 2 a 2 no Maracanã, o Rubro-negro acabou campeão com as defesas de Bruno nos pênaltis de Lucio Flavio e Juninho. A vitória por 4 a 2 seria a primeira do tricampeonato rubro-negro. No tempo normal, Juninho e Dodô fizeram os gols alvinegros e Souza e Renato Augusto os gols rubro-negros.

Na ocasião, o Flamengo jogou com Bruno, Leonardo Moura, Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Paulinho, Jaílton (Claiton), Renato e Renato Augusto; Roni e Souza.

O time do Botafogo na decisão de 2009 - Marcelo Franco/Extra

Já o Botafogo entrou em campo com Max, Joílson, Alex, Juninho e Luciano Almeida; Leandro Guerreiro, Túlio, Lúcio Flávio e Zé Roberto (André Lima); Jorge Henrique e Dodô.

A polêmica do choro em 2008

No ano seguinte, o Flamengo não deu espaço para uma disputa de pênalti. Campeão da Taça Guanabara, o Rubro-negro venceu a primeira partida por 1 a 0, gol de Obina, e a segunda por 3 a 1, gols de Obina (2) e Diego Tardelli. Lúcio Flávio descontou.

Naquele ano, a decisão da Taça Guanabara entre as duas equipes ficou marcada pela polêmica do choro de alguns jogadores e do então presidente Bebeto de Freitas após a partida e a irritação com a atuação do árbitro Marcelo de Lima Henrique. Na ocasião, o técnico Cuca, o volante Túlio, o meia Lúcio Flávio e o próprio Bebeto protestaram muito na sala de imprensa. Bebeto chegou a dizer que aquele seria o último dia dele como presidente do clube. Mas ele acabou ficando até o fim do mandato.

O Flamengo do técnico Joel Santana jogou a grande decisão com Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jailton (Diego Tardelli), Cristian, Ibson (Obina) e Toró; Marcinho (Kleberson) e Souza.

Já o Botafogo jogou com Renan, Alessandro, Renato Silva, André Luis e Zé Carlos (Fábio); Leandro Guerreiro, Túlio (Edson), Diguinho (Adriano Felício) e Lúcio Flávio; Jorge Henrique e Wellington Paulista.

Em 2009, nova derrota nos pênaltis

Em 2009, a história de 2007 se repetiu. Dois empates em 2 a 2 e nova decisão por pênaltis. Mais uma vez Juninho desperdiçou uma cobrança e junto com outra perdida por Leandro Guerreiro, o título mais uma vez escapava de General Severiano na derrota por 4 a 2. Era o fim do sonho e o tri rubro-negro, num título que marcou a despedida do capitão Fábio Luciano do futebol.

Neste jogo, o título alvinegro esteve muito perto. Depois de sair no primeiro tempo perdendo de 2 a 0, gols de Kleberson, o Botafogo reagiu com Juninho e Túlio Souza no segundo tempo, mas acabou novamente sucumbindo nos pênaltis.

O Flamengo do técnico Cuca entrou em campo naquela decisão com Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Airton, Willians, Ibson e Kleberson; Erick Flores (Obina) e Emerson (Josiel).

Já o Botafogo de Ney Franco jogou com Renan, Emerson (Jean Carioca), Juninho e Leandro Guerreiro; Alessandro, Fahel, Léo Silva, Túlio Souza (Rodrigo Dantas), Eduardo e Thiaguinho (Gabriel); Victor Simões.

Domingo, uma nova decisão reunirá a maior rivalidade carioca nos últimos anos. Para que ela não seja um museu de grandes novidades, o Botafogo conta com os gols de Loco Abreu e Herrera num aguardado duelo contra o Império do Amor de Adriano e Vágner Love.

Fonte>O Globo

Voltar

Pesquisar no site

mengaonet© 2010 Todos os direitos reservados.

www.mengaonet.com.br
Crie um site gratuito Webnode