.

Sáb - Flamengo e Vasco buscam reafirmação e vaga na final

10/04/2010 20:00

Dois times em busca da reafirmação na temporada e de uma vaga na decisão da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Assim pode ser encarado o confronto entre Flamengo e Vasco, marcado para este domingo, às 16 horas (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro, pelas semifinais. O perdedor deste duelo estará fora da luta pelo título estadual, sendo que para o Rubro-Negro um tropeço seria o fim do sonho do inédito tetracampeonato.

Ganhar é importante para as duas equipes não apenas pela eliminação no Campeonato Carioca, mas pela necessidade de darem uma demonstração de força. O Flamengo vem de um empate por 2 a 2 com a Universidad de Chile, que teve sabor de derrota e complicou a equipe na luta por uma vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores. Novo tropeço poderá gerar uma crise na Gávea.

O Cruz-maltino, por sua vez, está sob a desconfiança de sua torcida, que não engoliu as dificuldades encontradas na fase de classificação da Taça Rio. Caso a partida deste domingo termine empatada, o finalista será conhecido nas cobranças de pênalti.

Os dois treinadores reconhecem a importância emocional de uma vitória no clássico deste domingo. Andrade, comandante do Flamengo, lembrou que o time terá uma sequência de decisões.

"Estamos enfrentando uma maratona de várias decisões. Tivemos a primeira na quinta-feira, quando o resultado contra a Universidad de Chile não foi o esperado. Contra o Vasco não poderemos tropeçar, pois senão estaremos eliminados do Campeonato Carioca, que é uma competição que a nossa torcida gosta bastante. Vamos para este jogo com o espírito decisivo e a certeza de que faremos uma grande apresentação", disse Andrade.

Gaúcho, técnico do Vasco, concorda que a vitória no clássico é muito importante, principalmente porque pode mudar os rumos dos times na temporada. "Um clássico entre Vasco e Flamengo tem sempre muita história e mexe com as duas equipes. Já disputei vários quando defendi o Vasco como jogador e sei o que se sente tanto na vitória, como na derrota. O equilíbrio é sempre muito grande e o ganhador tem dias de muita tranquilidade e embalo. Portanto, não podemos trabalhar com outra hipótese que não seja a conquista de uma vaga na decisão", comentou o comandante.

Se as duas equipes têm em comum o fato de buscarem afirmação, o Flamengo, para muitos, leva vantagem por ter um elenco de mais qualidade e por ter feito melhor campanha na fase de classificado, quando terminou na primeira posição do Grupo A. O Vasco ficou em segundo lugar no Grupo B, atrás do Botafogo, mas não se vê diminuído por isso e nem por nenhum outro aspecto que cerca o confronto.

"Sinceramente não vejo vantagem de nenhuma das partes. O Flamengo realmente conta com jogadores de muita qualidade e capazes de desequilibrar. Mas com certeza o nosso adversário vai precisar se preocupar com a nossa equipe, que também conta com talentos, que podem fazer a diferença", elogiou o goleiro Fernando Prass.

A opinião do arqueiro vascaíno é compartilhada por alguns jogadores do Flamengo, que não se colocam em vantagem. "Terminamos a primeira fase melhor do que o Vasco, mas isso não nos deu nenhuma vantagem para a partida deste domingo. Trata-se de um jogo isolado e se as coisas não derem certo para um dos lados já era e a eliminação estará consumada. Temos muito respeito ao Vasco e vamos procurar manter a concentração ao longo dos noventa minutos", opinou o zagueiro Álvaro.

Apesar de os dois times pregarem o equilíbrio, o Flamengo levou a vantagem no último encontro, justamente pela fase de classificação, que terminou com triunfo flamenguista por 1 a 0, gol do atacante Adriano. Neste jogo, o atacante Dodô se tornou o vilão vascaíno, desperdiçando duas cobranças de pênaltis.

Para a partida deste domingo, por sinal, Adriano pode ficar de fora, pois se recupera de dores na região lombar. Caso ele não jogue, Vinícius Pacheco, que está ameaçado de ser barrado por conta da boa fase de Michael, deverá permanecer no ataque.

Pelo lado do Vasco, Gaúcho tem problemas. O zagueiro Gian, que recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória de 4 a 3 sobre o Duque de Caxias, e o volante Nilton, expulso no mesmo jogo, ficam de fora. Na zaga nada de preocupação, pois Titi volta de suspensão e vai formar dupla com Fernando, liberado pelo departamento médico.

No meio, Rafael Carioca foi liberado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJD-RJ) e vai a campo. O meia Carlos Alberto, livre de dores no pé direito, ficará como opção no banco de reservas. A única dúvida está na lateral direita, onde Fagner pode ser mantido, apesar de Élder Granja estar à disposição após ter cumprido suspensão contra o Duque de Caxias.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X VASCO

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 11 de abril de 2010, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)
Assistentes: Eduardo de Souza Couto (RJ) e Luiz Antônio de Oliveira (RJ)

FLAMENGO: Bruno, Leonardo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Toró, Willians, Kléberson e Michael; Vinícius Pacheco (Adriano) e Vágner Love
Técnico: Andrade

VASCO: Fernando Prass, Fagner (Élder Granja), Fernando, Titi e Márcio Careca; Rafael Carioca, Souza, Léo Gago e Philippe Coutinho; Elton e Dodô
Técnico: Gaúcho
Fonte> Gazeta Esportiva

Voltar

Flamengo e Vasco buscam reafirmação e vaga na final

Nenhum comentário foi encontrado.

Pesquisar no site

mengaonet© 2010 Todos os direitos reservados.

www.mengaonet.com.br
Crie um site gratuito Webnode