.

Documento assinado pelo Sport pede divisão do título de 1987

14/04/2010 16:52

Ata de reunião do Clube dos 13 de 1997 pede à CBF reconhecimento de dois campeões de 1987, Flamengo (Módulo Verde) e Sport (Amarelo)

Rubro-negros erguem a taça da Copa União de 1987 (Foto: Arquivo)

Uma ata do Clube dos 13 mostra que Sport concordou com a entidade no pedido à CBF pelo reconhecimento de dois campeões brasileiros em 87. O documento , com data de 9 de junho de 1997, é o resultado de uma reunião em São Paulo para a entrada de três novos membros: Sport, Coritiba e Goiás. Na época, o ex-presidente do Flamengo Kléber Leite exigiu que o Sport admitisse o Fla também como campeão brasileiro de 87, caso contrário impediria o ingresso do clube de Recife - é necessária a unanimidade para a entrada de novos integrantes no C13.

Surpreso com a exigência, o ex-presidente do Sport Luciano Bivar primeiro disse que teria de consultar seus pares de diretoria. Depois, no entanto, ficou decidido que o Clube dos 13 pediria à CBF para considerar dois campeões e dois vice-campeões, conforme mostra trecho acima. Assim, presidentes de 16 clubes, inclusive do Sport, assinaram a ata:

"Prevaleceu, afinal, a decisão de levar ao presidente da CBF o desejo, refletido em ofício, da vontade da unanimidade do Clube dos 13 de ver declarado pela confederação a condição de dois campeões e dois vice-campeões naquele Campeonato Brasileiro de 1987".

COPA UNIÃO - UMA BRIGA DE 23 ANOS

Copa União Em 1987, os clubes fundam o Clube dos 13 para organizar a Copa União, em substituição ao Brasileirão porque a CBF não realizaria o campeonato.
CBF muda as regras A entidade encampa a competição e cria outro módulo do Campeonato Brasileiro. Assim, os 16 clubes de Primeira Divisão ficam no módulo verde e os outros 16 - a maioria de Segunda Divisão -, no módulo amarelo. O regulamento prevê um quadrangular entre os dois primeiros de cada grupo.
Clubes ignoram CBF Os clubes do módulo verde não aceitam o cruzamento, apesar de Eurico Miranda ter assinado o acordo com a CBF representando o Clube dos 13, conforme disse Carlos Miguel Aidar, primeiro presidente do C13.
Finais O Flamengo conquista o título do módulo verde. Todos os jornais tratam a competição como Campeonato Brasileiro e chamam o Flamengo de tetra. O Sport vence o módulo amarelo.
Julgamentos O caso vira motivo de briga. Primeiro, o Conselho Arbitral da CBF proclama o Flamengo campeão. Em seguida, o Conselho Nacional de Desportos (CND) confirma o título. Depois, a Justiça comum dá ganho de causa ao Sport.
Taça das bolinhas O caso volta à discussão em 2007, quando o São Paulo ganha o quinto título brasileiro e pede o direito de ficar com a taça de bolinhas. O Flamengo reclama que não ganhou em 1992. Agora, em 14 de abril de 2010, a CBF bate o martelo, diz que o Sport é o legítimo campeão brasileiro de 1987 e que a Taça de Bolinhas, que seria entregue ao primeiro pentacampeão brasileiro, será do São Paulo.
Fonte>Lancenet

Voltar

Pesquisar no site

mengaonet© 2010 Todos os direitos reservados.

www.mengaonet.com.br
Crie um site grátis Webnode