Flamengo perde e se complica na Libertadores
12/05/2010 21:30Rubro-Negro perdeu por 3 a 2 para La U, no Maracanã

Mengão não conseguiu mostrar poder de fogo diante da Universidad de Chile (Crédito: Paulo Sérgio)
Em atuação abaixo da esperada, o Flamengo perdeu para Universidad de Chile por 3 a 2, no Maracanã, em jogo válido pelas quartas de final da Copa Libertadores. Com isso, se quiser se manter vivo na competição e chegar à semifinal, o Rubro-Negro terá que vencer por dois gols de diferença no jogo de volta, em Santiago.
Não era o que se esperava, mas a Universidad de Chile entrou no gramado do Maracanã como se estivesse jogando em casa. Muito mais ofensivo do que os mandantes do jogo, o time chileno já assustou no segundo minuto de jogo, quando Montillo ficou de cara para o gol, mas pecou na hora de finalizar e jogou a bola para as redes do lado de fora.
Com três volantes em campo, o Flamengo não criava oportunidades reais de gol e quem aproveitou foi a La U, com Victorino, que empurrou a redonda para o gol de Bruno após incrível bobeada da zaga rubro-negra. O placar estava aberto logo aos 4 minutos do segundo tempo.
A primeira jogada de perigo do Mengão veio aos 11 minutos. Após confusão dentro da área, a bola sobrou no alto para Vagner Love que meteu a bola no travessão, de cabeça. A Universidad tinha mais qualidade na troca de passes e chegava muito mais ao campo de ataque do Flamengo, apático dentro de campo.
Aos 23, sim, aconteceu o que se esperava, diante de uma atuação até então pífia do time comandado por Rogério Lourenço. Em cobrança de falta, Montillo levantou bola na área e Olarra subiu mais do que Bruno para ampliar o placar para os chilenos: 2 a 0, e silêncio no Maracanã.
Hora de mudar: Michael é sacado do banco de reservas para a saída de Rômulo, que falhou no primeiro gol da Universidad. O Flamengo melhorou e adotou outra postura dentro de campo. Não por mérito de Michael, mas pelo comportamento ofensivo que a equipe inteira resolveu mostrar diante da derrota.
A melhora logo mostrou resultado. Aos 38 minutos, Kleberson cruzou na medida para o até então sumido Adriano, que aplicou cabeceada certeira no canto do goleiro Pinto e diminui a vantagem no Maior do Mundo. Ainda no primeiro tempo, dois gols perdidos de forma inacreditável: um com o Imperador, que desperdiçou de cara para o gol, e outro com Vagner Love que, também de frente para o goleiro Miguel Pinto, mandou a bola por cima da balisa. No fim do primeiro tempo, uma ajudinha dos chilenos. Por falta violenta em Willians, Iturra recebeu o segundo amarelo e deixou a Universidad com um jogador a menos.
Na volta para a segunda etapa, mais uma mudança no Flamengo que seria fundamental para a melhora do rendimento da equipe diante da La U. Petkovic entrou no lugar de Maldonado. Antes que o sérvio pudesse tomar conhecimento do jogo, mais uma vez o Rubro-Negro foi surpreendido. Logo aos 2 minutos do segundo tempo, Fernandez se adiantou da marcação, recebeu cruzamento vindo da esquerda e só teve o trabalho de empurrar para o gol. Era o terceiro dos visitantes, para desespero da Nação.
Pet deu mobilidade ao meio campo do Fla e o aproveitamento ofensivo do Rubro-Negro melhorou, já que os laterais Léo Moura e Juan sofriam forte marcação desde o início da partida. Para completar, Rogério Lourenço pôs Dênis Marques no lugar de Kleberson, na tentativa de dar prosseguimento a pressão rubro-negra decretada no jogo.
Aos 33, Adriano quase anotou o segundo do Flamengo. Recebeu bola na área e cabeceou com categoria, mas o goleiro Miguel Pinto estava atento e segurou firme na bola. Eis que a pressão rendeu, então, bons frutos para o Flamengo. Aos 44, Juan chutou de fora da grande área e Pinto, goleiro da Seleção Chilena, aceitou. Um frangasso que diminuia a vantagem de sua equipe sobre o Fla: 3 a 2.
O despertar tardio do time da Gávea custou caro, os chilenos não aliviaram na marcação e a derrota dos rubro-negros estava decretada. Vitória da La U por 3 a 1 e missão difícil para o Mengão em Santiago.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 X 3 UNIVERSIDAD DE CHILE
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 12/5/2010 - 19h30
Árbitro: Carlos Amarilla
Auxiliares:
Cartões Amarelos: Iturra, Vargas, Bruno, Juan, David
Cartões Vermelhos: Iturra
GOLS: Victorino 4'/1ºT (0-1), Olarra 23'/1ºT (0-2), Adriano 38'/1ºT (1-2), Fernandez 2'/2ºT (1-3), Juan (2-3)
FLAMENGO: Bruno; Léo Moura, David, Angelim e Juan; Rômulo (Michael - 20'/1ºT), Maldonado (Petkovic - intervalo), Willians e Kleberson (Dênis Marques - 28'/2ºT); Adriano e Vagner Love. Técnico: Rogério Lourenço.
UNIVERSIDAD DE CHILE: Miguel Pinto, Rafael Olarra, Mauricio Victorino, Fernández, José Rojas, Seymour, Iturra, Rodríguez, Montillo (Puch - 37'/2ºT), Olivera (Rivarola - 29'/2ºT) e Vargas. Técnico: Gerardo Pelusso.
Fonte>Lancenet
———
Voltar