De 'Noite das Garrafadas' a título: Timão e Flamengo estão empatados no mata-mata
27/04/2010 07:05Clubes acumulam uma vitória para cada nestes duelos. Pela Libertadores, técnico que comanda Rubro-Negro nesta quarta foi carrasco do Timão
Flamengo e Corinthians iniciam, nesta quarta-feira, às 21h50m, no Maracanã, um tira-teima em duelos mata-mata. Apesar do longo histórico de confrontos, os times só se enfrentaram em apenas duas oportunidades neste tipo de disputa. Perder desta vez significa muito mais do que simplesmente dar adeus ao sonho do título da Taça Libertadores. Quem for eliminado não só terá apenas o Campeonato Brasileiro para buscar um título de peso na temporada como também passará administrar um novo período turbulento.
O primeiro confronto eliminatório entre alvinegros e rubro-negros aconteceu nas quartas de final do Campeonato Brasileiro de 1984. A vantagem foi dos paulistas. No duelo inicial, 98.656 torcedores viram Élder e Bebeto marcarem os gols da vitória do Flamengo por 2 a 0, no Maracanã. A resposta corintiana foi em grande estilo. Com 115.002 presentes no Morumbi , o Timão goleou por 4 a 1 e se classificou. Biro-Biro, Wladimir, Édson e Ataliba fizeram. Paulinho, contra, descontou.
O troco do Flamengo veio apenas em 1989, pela Copa do Brasil, também nas quartas. No primeiro jogo, os cariocas triunfaram por 2 a 0, gols de Zinho e Nando. Já no confronto em São Paulo, o Corinthians conseguiu vencer, mas não foi o suficiente para avançar. O Timão fez 4 a 2, com gols de Giba, Neto (dois) e Eduardo. A vaga rubro-negra veio dos pés de dois ídolos do clube: Júnior e Zico.
Pela Libertadores, o único encontro aconteceu em 1991, pela primeira fase. O grupo tinha ainda os uruguaios Nacional e Bella Vista. Os times duelaram pela primeira vez no Maracanã e houve empate por 1 a 1. Marcelinho Carioca, que se tornaria um dos maiores ídolos da história do Timão, abriu o placar para os cariocas, mas Fabinho igualou.
Em São Paulo, porém, os corintianos viveram um drama. Rogério, que comandará a equipe no lugar de Andrade nesta quarta-feira, e Gaúcho fizeram os dois gols da vitória do Fla por 2 a 0. O tropeço causou um grande tumulto. Revoltados com a atuação, torcedores do Corinthians invadiram o gramado e o árbitro Renato Marsiglia precisou encerrar a partida aos 38 minutos do segundo tempo por falta de segurança.
Apesar da derrota, o Corinthians conseguiu avançar às oitavas de final, com a segunda melhor campanha da chave, abaixo do Flamengo. Na fase seguinte, porém, os paulistas foram eliminados pelo Boca Juniors. Curiosamente, os argentinos também bateram o clube da Gávea, logo depois, nas quartas. O título ficou com os chilenos do Colo Colo, em final diante do Olímpia-PAR.
No mesmo ano, Corinthians e Flamengo disputaram o título da já extinta Supercopa do Brasil. O torneio reunia os vencedores da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro do ano anterior. Em jogo único, em São Paulo, Neto marcou o gol da vitória alvinegra por 1 a 0.
Fonte> Globoesporte
———
Voltar