Antes da Libertadores, Flamengo e São Paulo testam força do elenco
09/05/2010 07:55Os dois mais recentes campeões nacionais estreiam nesta edição do Campeonato Brasileiro em um confronto "esvaziado". Flamengo e São Paulo dão prioridade à Copa Libertadores da América e, por isso, se enfrentam sem força máxima na tarde deste domingo, às 16 horas (de Brasília), no estádio do Maracanã.
Mesmo com a cabeça voltada para o duelo contra o Cruzeiro, pelas quartas de final do torneio continental, o Tricolor tem consciência de que precisa triunfar no Rio de Janeiro e, assim, confia na força de seu plantel.
"Temos de começar com tudo no Brasileiro. O elenco do Flamengo também é muito forte e não vai facilitar, será muito difícil no Maracanã", afirmou o volante Jean, mostrando respeito mesmo em caso de time misto do Rubro-negro.
"Se entrarmos pensando que será fácil, eles terão muito mais vontade para mostrar que podem estar no time de cima", avaliou o são-paulino. Embalado por ter eliminado o Corinthians da Copa Libertadores, o Flamengo estreia no Brasileiro disposto a não perder pontos diante do São Paulo, mesmo com a prioridade voltada ao jogo contra o Universidad do Chile.
"Nós sabemos que os três pontos disputados nesta primeira rodada valem tanto quanto os três das rodadas finais. O sistema de pontos corridos faz isso, com que não se tenha um jogo que seja mais importante do que o outro. Por isso mesmo, precisamos juntar todas as forças que temos para ganhar do São Paulo", afirmou o técnico do Flamengo, Rogério Lourenço.
Para o treinador, em um momento como este, em que a equipe se vê envolvida em duas competições importantes, o apoio da torcida em partidas no Rio de Janeiro se torna fundamental.
"Aqui, no Maracanã, nós temos que perder o menor número de pontos possível, pois o Campeonato Brasileiro acaba castigando quem vai mal em casa. Porém, a nossa dificuldade será maior agora, quando a Copa Libertadores ainda está sendo disputada. Portanto, neste momento, o apoio da torcida se torna ainda mais importante, já que ela vai ter que jogar conosco", afirmou o treinador.
No Tricolor, o grupo se uniu em busca de uma arrancada neste início de Nacional, depois dos começos instáveis nas edições de 2008 e 2009. "É um campeonato longo e precisamos de regularidade. Temos que mostrar inteligência e aprender com os erros que passaram. Vamos procurar sempre pontuar, porque no final vimos a falta que faz", afirmou o atacante Dagoberto.
Apesar da provável formação mista dos dois lados, os treinadores ainda fazem mistério. Ricardo Gomes não gosta de antecipar seus planos e aposta no suspense, pois sabe que também terá poucas informações do adversário.
"Não posso antecipar nada, é um jogo de falta de informações. Estamos atentos também, pois eles têm um time que mostrou poder de reação, com bons atacantes", afirmou Gomes, que deve poupar Dagoberto, Alex Silva, Cicinho, Hernanes, Jorge Wagner e Marlos.
Assim, Marcelinho Paraíba reassume um lugar no time, assim como Jean, Xandão, Cléber Santana e Richarlyson. Washington, por sua vez, ganha a posição de Fernandinho, que deve ficar no banco.
Do outro lado, o Flamengo também deverá poupar alguns titulares, mas a tendência é que Rogério Lourenço só divulgue a escalação minutos antes do confronto, já que pretende surpreender o São Paulo. Dentre os atletas preservados, provavelmente estarão os que vêm acusando maior desgaste físico, como os laterais Leonardo Moura e Juan.
O atacante Adriano deverá atuar, pois pretende mostrar serviço para Dunga, levando em conta que a lista de convocados para a Copa do Mundo da África do Sul será anunciada na terça-feira. Resta saber se Vágner Love, outro que vem se desgastando muito, será seu companheiro na frente. Caso o Artilheiro do Amor seja poupado, Vinícius Pacheco deverá jogar no ataque. Michael, que cumpriu suspensão contra o Corinthians e está "descansado", será escalado.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X SÃO PAULO
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 9 de maio de 2010, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Carlos Berkenbrock (Fifa-SC)
FLAMENGO: Bruno, Everton Silva, Ronaldo Angelim, David e Rodrigo Alvim; Toró, Willians, Kléberson e Michael; Vágner Love (Vinícius Pacheco) e Adriano
Técnico: Rogério Lourenço
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Wellington, Xandão, Miranda e Junior Cesar; Jean, Richarlyson, Cléber Santana e Léo Lima; Marcelinho Paraíba e Washington
Técnico: Ricardo Gomes
Fonte>ESPN
———
Voltar